lunes, 11 de febrero de 2013

Entrevistas: expo Natureza sagrada

Entrevistas em São Paulo :

Mogi News


Variedades

Matéria publicada em 13/10/12
Artes plásticas
Ciarte recebe uma nova exposição
Centro cultural sedia a mostra "Sagrada Natureza", que fica em cartaz até o dia 20, de segunda-feira a sábado
Paula Moreira
Da Reportagem Local
Divulgação

A exposição "Sagrada Natureza" é o resultado de uma parceria entre as artistas Julia Larotonda e Silvia De Simone. Elas tiveram como inspiração as manifestações da natureza da Terra e a representação de suas múltiplas formas
Inspirada nas manifestações da natureza, as artistas Julia Larotonda e Silvia De Simone apresentam a exposição "Sagrada Natureza". A mostra está em cartaz no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) até o dia 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e, aos sábados, das 9 às 16 horas. O centro cultural está localizado na rua Ricardo Vilela, 69, no centro de Mogi das Cruzes. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 4725-3341.

A exposição "Sagrada Natureza" é o resultado de uma parceria entre as artistas Julia Larotonda e Silvia De Simone. Elas tiveram como inspiração as manifestações da natureza da Terra e a representação de suas múltiplas formas. Elementos que remetem à profundidade dos mundos natural e sagrado também contribuíram para o desenvolvimento das telas. As imagens revelam a presença do olhar perceptivo e contemplativo ligado ao sagrado feminino, despertando o resgate de sua natureza, sutileza, encanto e poder.

Artistas
Silvia De Simone é formada em Pedagogia e dedica-se na arte à expressão de imagens visionárias. Em sua obra, manifesta-se na representação da criação em seres encantados habitantes do imaginário, em algumas imagens naturais e em corpos femininos vitais. Explorou também ao longo de seu trabalho a temática indígena, com a cor e a vibração da terra brasileira.

Julia Larotonda, mais conhecida como Juliaro, é argentina e formada em Cinema. Ela mora em um sítio em Mogi das Cruzes há cerca de dois anos. A sua obra nasceu de um intenso estudo baseado na relação entre espiritualidade, criatividade, natureza e o ciclo menstrual em sincronia com as fases da Lua.

Em entrevista ao Mogi News, Julia contou sobre o objetivo do projeto: "A nossa intenção é levar um pouco do nosso universo para as pessoas que moram na cidade, conectá-las à natureza, levando alguns dos seus elementos para a sala de exposição", conta.
As duas artistas se conheceram há pouco mais de dois anos por meio de amigos em comum, que observaram a semelhança em seus traços. "Moramos em um sítio aqui em Mogi e sempre estamos em contato com este universo", completa Larotonda.


Exposição destaca universo feminino



O público poderá conferir a exposição no Ciarte que reúne telas como a da coleção Sereias Elementais / Foto Gustavo Rejani

Silvia de Simone e Julia Larotonda, conhecida como Juliaro, são as responsáveis pelos trabalhos expostos na “Expo MogiArte”, em cartaz neste mês no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte). A exposição, que recebe o título de “Sagrada Natureza” e conta com 50 telas, pode ser conferida até o próximo dia 20, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados, das 9 às 16 horas.

Após anos de estudos sobre o universo feminino, as artistas produziram as obras, que transmitem o encanto das mulheres, por meio dos quatro elementos da natureza, água, terra, fogo e ar. O que Juliaro e Silvia desejam com esse trabalho é trazer para os espectadores da Cidade um contato maior com a natureza.
Juliaro é da Argentina e mora em Mogi das Cruzes há dois anos. Todas as suas obras presentes na exposição foram confeccionadas em acrílico. Algumas delas são ainda complementadas por textos escritos pela própria artista. Segundo ela, as ideias para escrever surgem em momentos de inspiração após o quadro estar concluído.
Entre os trabalhos selecionados pela pintora argentina estão pequenas coleções. “Sereias Elementais” é uma delas. No entanto, a artista conta que, quando começou,  não havia pensado em compor conjuntos de obras.   “Eu comecei pintando uma tela e depois a inspiração vai surgindo. Aí os quadros começaram a se juntar, como se contassem uma história”, explica ela.
Já Silvia é mogiana e seus trabalhos são em acrílico e  aquarela. Ela, que também está envolvida com o universo feminino, pois dá aulas de yoga e meditação, inspirou-se, além das figuras femininas, em seres encantados e povos indígenas. A artista ainda é bastante influenciada por elementos da natureza.
A mostra “Sagrada Natureza” é exibida pela primeira vez, mas as artistas desejam levá-la para outras cidades.
Projeto
O “Expo MogiArte” é uma ação da Secretaria Municipal de Cultura de incentivo às artes plásticas. Desde o primeiro semestre, talentos da Cidade têm exposto seus trabalhos no Ciarte, noTerminal Central de ônibus e no hall da Prefeitura. Já participaram da iniciativa Rodrigo Tatto, AnaMarB, Nerival Rodrigues, entre outros.
O Ciarte fica na Rua Dr. Ricardo Vilela, 69, no Centro. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4799-4040.


No hay comentarios:

Publicar un comentario